Documentário O dia de um bilhão de dólares 1985
A balança comercial é a relação entre as exportações e as importações de um país. Quando o valor das exportações excede o das importações, o país apresenta um superávit e torna-se credor do estrangeiro quando, ao contrário, as importações superam as exportações, o país está em dívida com o estrangeiro e apresenta um déficit em sua balança comercial.
Sendo assim, quando há um superávit da balança comercial, também há uma valorização da taxa cambial (o valor da moeda local aumenta em relação à moeda estrangeira) e os preços dos bens e serviços do resto do mundo ficam mais baratos quando convertidos na moeda local. Com isso, as importações são estimuladas, uma vez que ficam mais baratas, e, as exportações são desestimuladas, pois os preços dos produtos e serviços internos ficam caros para serem comprados pelos demais países.
1.1 Balança Comercial
É um termo econômico que representa as importações e exportações de bens entre os países.
A balança comercial teve seus primeiros princípios implementados no mercantilismo. Era um conjunto de práticas econômicas que se baseava no mercado externo para crescer economicamente. Já no mercantilismo, especialmente no Colbertismo (uma das três “correntes” existentes dentro do mercantilismo), já havia a ideia de sempre buscar um valor maior de exportações do que o valor das importações. Para isso, criaram-se mecanismos que até hoje se são usados para buscar uma balança comercial favorável (com superávit).
Sendo assim, a balança comercial é uma espécie de “termômetro” da economia, que mostra em que nível de produção o país está. É também um valor interessante para traçar melhores caminhos, a fim de que o país possa se tornar cada vez mais autossuficiente, uma realidade quase impossível pela temática globalizada que temos mundialmente hoje.
1.2 Balança Comercial Favorável
A balança comercial de um determinado país está favorável,