Elvis, always on our minds
Mundialmente conhecido por Rei do Rock – e não menos pela alcunha Elvis, The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 50 pela sua maneira extravagante e ousada de dançar – Elvis Aaron Presley nasceu em East Tupelo, Mississipi, a 8 de janeiro de 1935. Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, Presley foi um dos criadores do rockabilly, uma fusão de música country e rock´n´roll, tornando-se num dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX. Êxitos como "Hound Dog", "Love me Tender", "All Shook up", "Jailhouse Rock", "It's Now Or Never", "Can’t Help Falling In Love", "Always On My Mind", "Guitar Man", "A Little Less Conversation" e "Rubberneckin" marcariam a história da música do século XX. Trinta e cinco anos após a sua morte, Presley ainda é o artista a solo detentor do maior número de "hits" nos tops musicais mundiais, sendo também o grande recordista mundial em vendas, com mais de 1 bilhão e meio de discos vendidos em todo o mundo. Reza a lenda que Elvis gostava particularmente de cantar na penumbra e até em escuridão total. As suas influências musicais terão sido a pop da época – particularmente Dean Martin – a country, a música gospel e o R&B, capturado na histórica "Beale Street" durante a sua adolescência.
No dia 5 de julho de 1954, por muitos considerado o "marco zero" do rock, Elvis fez a sua primeira gravação profissional. Nos estúdios da Sun Records, em Memphis, o produtor Sam Phillips ouviu na voz do jovem cantor branco de 19 anos algo finalmente diferente. Duas semanas depois, o primeiro disco do futuro Rei do Rock via a luz do dia, com as canções “That’s All Right” e “Blue Moon of Kentucky” a fazer grande furor.
Volvidos dois anos, Elvis tornou-se uma sensação internacional. Com um som e estilo que, uníssonos, sintetizavam as suas diversas influências, e, simultaneamente, ameaçavam a sociedade conservadora e repressiva da