Documentos
A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832. Jean Valjean rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso e passa anos na prisão fazendo trabalhos forçados. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert, um terrível Inspetor que durante toda sua vida o persegue, tentando fazer com que ele e todos cumpram as determinações legais porém nunca consegue captura-lo.
Dentro do filme podemos observar que temos uma abordagem sobre as éticas relativa e absoluta. A ética relativa reconhece que as circuntâncias influenciam a definição dos valores e do comportamento socialmente aceitavel, aceitar que alguns comportamentos são corretos, porque têm alguma justificativa lógica. Já a ética absoluta leva em consideração certos padrões, principios e leis. Ela presume que existe um padrão, uma lei acima de um ser ético, e este ser está obrigado a ser e agir em conformidade com um padrão independente das circuntâncias.
No longa, Os miséraveis o personagem so Inspetor age de uma forma que pode certamente ser distinguida como éticamente relativa. A todo momento ele deseja cumprir a lei e prender Jean Valjean pelo crime que ele comteu a 19 anos atras, que foi roubar pão para alimentar a sua irmão mais nova. O Inspetor Javert se baseia nas normas, pra ele o certo é o certo e o errado será sempre o errado, mesmo que ele tenha feito o errado para livrar uma criança da fome.
O autor do filme apresenta uma ironia muitão sútil, então somos induzidos a questionar nossos próprios principíos morais. Alguns criam a defesa de conservar as ideias impostas pela sociedade detatorial e outros recebem a ajuda humanitária para