Psicologia do desenvolvimento
Principais Teóricos:
Sigmund Freud:
○ Personalidade é moldada pelas experiências iniciais do indivíduo (até os 5 anos).
○ Termo “sexual” - ações e/ou pensamentos prazerosos
○ Impulso sexual - libido
Fases Psicossexuais: oral, anal, fálica, latência, genital
○ Oral: 1.o ano. Sucção é um ‘reflexo inato’! Desenvolvimento do andar e da fala.
■ libido centra-se nos prazeres orais
■ conflito: desmame
○ Anal: 2.o ano. Relacionado à infração de regras e limites sociais, ‘viver perigosamente’. Não é ‘xixi’, apenas ‘fezes’!
■ prazer obtido principalmente (porém não unicamente, pode ser parcialmente oral) pela região anal, através do ‘controle das fezes’.
■ impulso do prazer - restrições da sociedade.
■ conflito: treino ao banheiro. Punição ‘não é saudável’!
■ * manipulação dos pais
○ Fálica: 3.o - 5.o ano. Preconceito por parte dos adultos. Criança está ‘se conhecendo’. Ainda sem conhecer as regras sociais. Pais devem ‘dar limites’ com cuidado, para evitar danos futuros, sem estimular. Descoberta das diferenças! Crianças que foram abusadas nesta fase podem não se lembrar porquê se lembram apenas do ‘carinho’, não ligado aos aspectos sexuais - a pessoa pode também ‘não ter limites’ em sua vida adulta neste caso por conta desta ‘minimização’ do ato em si. A repressão desta fase pelos pais pode acarretar problemas na vida adulta.
■ órgãos genitais - prazer (não ligado aos aspectos sexuais!)
■ Complexo de Édipo (inconsciente, o indivíduo não tem acesso - menino). Toda energia é divida com a mãe. Quer tirar o pai da relação porquê tem medo de ser castrado (o motivo do nome ‘fase fálica’)! Sente ciúmes da relação mãe/pai. Por conta disso, se identifica com o pai e começa a repetir os comportamentos do mesmo (querer fazer barba, por ex.). Na vida adulta pode buscar alguém com características da mãe.
■ Complexo de Electra (inconsciente, o indivíduo não tem acesso - menina). A menida descobre que tem uma ‘cavidade no lugar do