documentos
ESTUDO DE CASO DA RESOLUÇÃO 307 DO CONAMA
Edieliton Gonzaga de Oliveira1 Osmar Mendes2
Ineficiência de Politicas (Pag. 4)
Angulo e John (2004) relatam que a ausência ou ineficiência de políticas específicas para este resíduo tem criado condições para que os mesmos apresentem atualmente efeitos ambientais significativos sobre a malha urbana, como o surgimento de aterros clandestinos e o esgotamento de aterros (inertes ou sanitários).
Problemas que o RCD causa (pag. 4)
Os Resíduos de Construção e Demolição (RCD) causam tantos problemas à vida urbana e ao meio ambiente que a melhor solução é que o mesmo seja visto como fonte de materiais que podem ser reutilizados na construção civil e pavimentação. Guimarães et al.
(2005) afirmam ainda que, além de atrair a deposição de outros resíduos no local, também acarrete um ciclo vicioso de gastos públicos com limpeza, uma vez que mais lixo será depositado ali posteriormente.
Desperdícios na Construção Civil (pag. 4)
O grande desperdício de materiais na construção civil brasileira é real, e bem elevado. Carneiro et al. (2001 apud MOTTA e FERNANDES, 2003), relata que os resíduos gerados nessa atividade possuem uma considerável heterogeneidade em termos da sua composição. Sua quantidade varia de 54% a 70% dos resíduos sólidos urbanos de cidades brasileiras como o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, representando uma geração per capita entre 0,4 e 0,76 t /hab./ano (MOTTA; FERNANDES, 2003).
Soluções que ajudariam a diminuir os RCDS (pag. 5)
Os mesmos autores ainda identificam algumas ações que direcionam para a redução da geração de menos resíduo na construção civil:
“mudanças de tecnologia para combater as perdas;
aperfeiçoamento e flexibilidade de projeto;
melhoria da