Documentos
Nome:Rogério R. Branquinho Junior
Turma:3ºI
Equipamento de montaria
Sela:A sela é uma estrutura de suporte amarrada ao dorso de um animal de montaria (cavalos, camelos, asnos etc.) onde se senta a pessoa que conduz. O seu tipo mais comum é apropriado para a montaria de cavalos, cuja invenção remonta a épocas anteriores à Era Comum.
Sela portuguesa
É usada em varias modalidade (passeio, tourada, hipismo). è confecionada com couro suino e tiras de metal que ficam ao longo da armação para dar mais elasticidade a sela.
Sela americana
Estas selas originaram-se no México, levadas pelos espanhóis, após muitas adaptações chegou-se ao tipo atual. A sela Americana pesa o dobro das selas de equitação, porém adaptam-se muito bem a todos os tipos de cavalo devido ao grande suadouro, são comodas para cavalgadas distantes e tem lugar para todos os objetos que os cowboys costumam usar.
Sela inglesa
É a sela mais difundida no mundo, ela ou suas variações dominam os esportes equestres, são feitas em couro ou hoje em dia material sintético, tem uma armação rigida interna e são leves. Até na cidade pode ser vista no policiamento a cavalo.
Estribo
Estribo é um dos componentes usados na montaria pelo cavaleiro ou amazona. É uma peça feita em aço, que fica presa nas laterais da sela, por um tipo de cinto de couro chamado loro, que serve como apoio e para dar impulso ao montar o animal. A recomendação de montar-se no cavalo pelo lado esquerdo do animal, pois este poderia ficar irritado e provocar ferimentos em quem quer montá-lo, é lenda, na realidade há esse costume para facilitar a montaria em conjunto de um batalhão de cavalaria, pois tal seria se os cavalos estivessem alinhados, e se cada cavaleiro resolvesse montar do lado que quisesse, não daria muito certo. Deste costume nasceu o hábito.
Tipos
Há vários tipos de estribo, tais como os usados pelos jóqueis ou joquetas, em diversos estilos de corridas equestres, sob severas