documentos
História do Windows
Antes da chegada da interface gráfica, o computador era utilizado a partir de comandos de texto. Não havia interatividade com o usuário. Era muito complicado passar comandos para a máquina sem ter bons conhecimentos de linguagem de programação.
Com a chegada da interface gráfica, tudo mudou. O Windows não foi inovador, foi uma cópia de um sistema desenvolvido pela Apple, que, por sua vez, foi uma melhoria do sistema da Xerox. A dupla Steve Jobs e Steve Wozniak criaram o Lisa, sistema operacional baseado na interface gráfica da Xerox. A Xerox era uma empresa de médio porte da época. Os empregados desta empresa foram os criadores da interface gráfica e do mouse. Todas as criações destes funcionários eram de propriedade da empresa. Quando foi apresentada a nova criação para os acionistas, eles riram do mouse “Rato, em inglês” e disseram que nada com o nome de “rato” iria vender nas lojas. Steve Jobs ouviu falar da criação e foi investigar. Quando chegou na Xerox, os desenvolvedores da interface gráfica entregaram tudo á ele, ensinaram tudo que ele precisava. Assim Jobs pegou esta nova tecnologia e implantou no Lisa, seu novo computador. Bill Gates estava, na época, trabalhando para a Apple, e se aproveitando de Steve Jobs, conseguiu exemplares do novo computador, o Lisa. Com isto Bill Gates, que já havia formado uma nova empresa (Microsoft), trabalhou em cima do Lisa, criando o Windows, com algumas melhorias em relação ao sistema de Jobs.
Estamos na década de 1970. No trabalho, usamos máquinas de escrever. Se nós precisarmos copiar um documento, provavelmente vamos usar um mimeógrafo ou papel carbono. Poucas pessoas ouviram falar de microcomputadores, mas dois jovens entusiastas do assunto, Bill Gates e Paul Allen, percebem que a computação pessoal é o caminho para o futuro. Em 1975, Gates e Allen formam uma parceria chamada Microsoft. Como a maioria das start-ups, a Microsoft