trabalho
1- Relacione os índices de população absoluta, população relativa, densidade demográfica, crescimento vegetativo, população ativa, população inativa, natalidade, controle de natalidade e mortalidade do Brasil. Explique a relação desses índices com o desenvolvimento.
População absoluta: 190.000.000 habitantes.
População relativa: População Absoluta / Área
190.000.000 / 8.500.000 = 22 hab. / hm².
Densidade demográfica: 22,43 hab./km².
Crescimento vegetativo: Crescimento vegetativo anual de 12,46.
População Ativa: Composta das pessoas que têm ocupação remunerada dentro de uma população total.
População Inativa: Corresponde aos que não exercem atividade remunerada dentro de uma população total.
Natalidade: 20,40 por mil habitantes.
Controle de natalidade: O Brasil apesar de ser um país muito populoso não tem controle de natalidade, assim como a China, não tem regras impostas pelo governo de quantos filhos cada casal deve ter, mas em hospitais, no parto de uma mulher, por exemplo, o governo oferece de graça a laqueadura, uma cirurgia onde a mulher não pode ter mais filhos, já é um controle de natalidade, mas “escondido”, pois a situação não está agravada.
Mortalidade: 6,31 por mil habitantes.
O Brasil é um país com os índices bons, é um país populoso, porém não povoado. O índice de mortalidade é considerado normal.
2- Descreva o histórico da migração, imigração e emigração brasileira e atualmente como se encontra.
Migração no Brasil:
A migração interna no Brasil acontece principalmente por motivos econômicos e desastres ecológicos. As migrações pelo território brasileiro estão associadas, como nota-se ao longo da história, a fatores econômicos, dendê o tempo da colonização pelos europeus. Quando terminou o ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste e teve o início do ciclo do ouro, em Minas Gerais, houve um enorme deslocamento de pessoas em direção ao novo centro econômico do país. O ciclo da borracha atraiu grande quantidade de