documentos
FIESC – UNIESP
CURSO DE PEDAGOGIA
RESENHA CRÍTICA
COLINAS DO TOCANTINS - TO
OUTUBRO DE 2013
GUIA PRÁTICO DO ALFABETIZADOR
COLINAS DO TOCANTINS – TO
MAIO DE 2013
Carvalho, Marlene. Guia Prático do alfabetizador 5º edição. São Paulo – SP: Ática. 2005
Edivânia Sousa Barros
Acadêmica do 4º período do curso de pedagogia Fiesc/ Uniesp, Colinas-To, Secretária na escola municipal Firmino Coelho de Araújo municipal Firmino Coelho de Araújo município de Palmeirante – TO.
Marlene Carvalho professora da faculdade de Educação da universidade federal do Rio de janeiro e pesquisadora na área de alfabetização e leitura.
O livro aborda duas partes a primeira parte a formação do leitor, a segunda parte metodologias de alfabetização.
Segundo a autora uma das principais qualidades que faz um bom leitor é a compreensão do que se leu, ler não somente porque o professor pediu, mais ler com entusiasmo e curiosidade de aprender e conhecer a história daquele livro. Segundo ela o leitor tem que sentir vontade de ler, gostar do tema e já conhecer um pouco do autor que escreveu o livro, pois quando se ler algo que gosta, fluíram conhecimentos e muita compreensão, além de interpretar o que leu saberá repassar o conhecimento a outras pessoas.
A autora também cita que um bom leitor já é incentivado desde a infância a ler, pois o contato com a leitura desde pequeno ajuda a se ter prazer de ler e saber compreender o que leu. Para ela para se fazer uma boa leitura é preciso se interessar pelo assunto abordado e buscar compreender o máximo e fazer com que a leitura se torne agradável e com bom rendimento.
Segundo ela o modo que o alfabetizador faz determinada leitura , determina sua maneira de ensinar seus alunos . O alfabetizador tem que fazer com que as leituras se tornem atraente logo nas etapas iniciais da alfabetização.
Segundo ela os