documento1
Estratégico
Análise externa
Roberto César
1
12:33
Análise externa
A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a sua atual posição produtos versus mercados e, prospectiva, quanto a sua posição produtos versus mercados desejada no futuro.
O ambiente empresarial não é um conjunto estável, uniforme e disciplinado, mas um conjunto bastante dinâmico em que atua, constantemente, grande quantidade de forças.
As empresas devem procurar aproveitar as oportunidades, bem como procurar amortecer ou absorver as ameaças ou, simplesmente, adaptar-se a elas.
2
12:33
Análise externa
A análise ambiental é, geralmente, usada sob dois enfoques:
- Para resolver algum problema imediato que exija alguma decisão estratégica e, nesse caso, a interação entre empresa e ambiente é em tempo real; e
- Para identificar futuras oportunidades ou ameaças que ainda não foram percebidas claramente pela empresa.
3
12:33
Análise externa
O executivo pode buscar a informação ambiental de maneira direta ou indireta por duas fontes:
- fontes primárias, através de pesquisas realizadas pela empresa diretamente no ambiente; e
- fontes secundárias, sendo que neste caso a empresa obtém as informações do ambiente por agências governamentais (IBGE etc.),
Universidades, Bolsa de Valores, sociedades de classe, etc.
Naturalmente, o nível de detalhamento e de profundidade de cada uma dessas pesquisas vai depender, basicamente, das necessidades da empresa.
Portanto, uma oportunidade devidamente usufruída pode proporcionar aumento dos lucros da empresa, enquanto uma ameaça não administrada pode acarretar diminuição nos lucros previstos, ou mesmo prejuízos para a empresa.
4
12:33
Análise externa
Classificação das oportunidades e ameaças ambientais
•Oportunidades naturais são as incorporadas à natureza da empresa.
•Oportunidades de