OPC: drive padronizado
UTILIZAÇÃO DO DRIVE OPC NA INTEGRAÇÃO DE
SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
ÁREA: Automação Industrial, Sistemas de Informação e Integração de Sistemas.
Denise Ferreira Ribeiro
CEFET-MG/Vale
denise_ferreira_ribeiro@yahoo.com.br
31 9837-5628
Rua Prof. Isabel Eliziário Barbosa, 23 Novo Amazonas – Itabira MG
Leandro
CEFET-MG/CEMIG lms_leandro@yahoo.com.br 31 8849-0519
Rua Assis das Chagas, 175, apto 101, Industrial – Contagem-MG
Rinaldo dos Anjos
CEFET-MG/Vale
rinaldo.anjos@yahoo.com.br
31 9962-6871
Rua Rio de Janeiro, 23 Novo Amazonas – Itabira MG
Resumo. Diferenças entre os padrões dos protocolos de comunicação impedem a interoperabilidade entre sistemas de supervisão, automação e controle, de diferentes fabricantes. Em função disso, é necessário um grande esforço para promover a convergência do padrão de comunicação desses sistemas/equipamentos. O OPC (OLE for Process Control) confere uma tecnologia que possibilita esta interconectividade entre plataformas que se comunicam usando diferentes protocolos.
Neste trabalho pretende-se propor um método para comunicação de sistemas fortemente dependentes de protocolos proprietários por meio da tecnologia OPC apresentando as potencialidades e a flexibilidade desse padrão de interconexão entre sistemas a partir de um estudo de aplicabilidade em um contexto real, com base na sua utilização da tecnologia OPC como solução para conexão entre sistemas de automação cujos protocolos são diferentes tendo como objetivo comprovar os benefícios a que se propõe propiciar a especificação da Tecnologia OPC.
Palavras-chave: Comunicação. Interconectividade. Convergência. Tecnologia.
PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com
2
1. INTRODUÇÃO
OPC (OLE for Process Control) é um padrão industrial publicado para interconectividade de sistema. As especificações deste padrão são mantidas pela Fundação de OPC. A Fundação OPC é uma organização dedicada ao desenvolvimento de