Documento
Leitura dos textos
Etapa 02
O varejo vem assumindo uma importância crescente no panorama empresarial do Brasil e do mundo. Notícias sobre o varejo aparecem quase diariamente nos cadernos econômicos dos principais jornais brasileiros. À medida que as empresas varejistas se expandem, passam a adotar avançadas tecnologias de informação e de gestão e desempenham papel cada vez mais importante na modernização do sistema de distribuição e da economia brasileira. Com um volume anual de vendas superior a R$ 100 bilhões, compreendendo cerca de um milhão de lojas, e representando mais de 10% do PIB brasileiro, as atividades varejistas desempenham um papel de relevante importância no cenário econômico do Brasil.
Nos últimos anos, o varejo vem atravessando um processo de transformação especialmente intenso. Cada vez mais reconhecidos e destacados. Além de gerador de maior numero de empregos formais nos Pais, o setor exibe, especialmente nos últimos quatro anos, números mais expressivos de crescimento e conscistentes indicadore de modernização.
A estabilidade politica e economica e o crecimento moderado (mais continuo) nos ultimos anos estimulam o consumo em todo o pais.
Os principais fatores po trás desse ciclo foram o baixo desemprego (aproximadamente em 5%) e o crescimento continuo da renda salarial (taxa composta de crescimento anual de 3,4% nos ultimos três anos).
Na ultima decada, os programas de distribuição de renda do governo incluem 40 milhões de novos consumidores no mercado, em grande parte de classes economicas mais baixas e da classe média (classe c).
A economia das regras mais pobres do pais foi e mas benefiada, com niveis muito altos de avanços em termos de consumo e desenvolvimento humano.
Nos ultimos anos, o PIB foi afetado positivamente pelo acelerado aumneto de consumo.
O crescimento continuo e as boas perpectivas para o mercado local tem despertado a altenção de multinacionais de varejo e bens de consumo.
Por sua vez, as empresas nacionais de