Documento
Agregados para Construção Civil são materiais granulares, sem forma ou volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para o uso em obras de engenharia civil, tais como, a pedra britada, o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha, além das argilas e dos substitutivos como resíduos inertes reciclados, escória de aciaria, produtos indústrias, entre outros. Os agregados são abundantes no Brasil e no mundo.
Os agregados podem ser naturais ou artificiais. Os naturais são os que se encontram de forma particulada na natureza, (areia, cascalho ou pedregulho) e os artificiais são aqueles produzidos por algum processo industrial, como as pedras britadas, areias artificiais, escória de alto-forno e argilas expandidas, entre outros.
NBR 7211:2009
A norma NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fixa as características exigíveis na recepção e produção de agregados, miúdos e graúdos, de origem natural, encontrados fragmentados ou resultantes das britagem de rochas.
Agregados Miúdos
Dessa forma, define areia ou agregado miúdo como areia de origem natural ou resultante de britagem de rochas estáveis, ou a misturas de ambas, cujos grãos passam pela peneira com abertura de malha 4,75 mm, e ficam retidos na peneira ABNT 0,075 mm com a peneira definida pela ABNT NBR NM ISO 3310-1.
Agregados Graúdos
Define ainda como agregado graúdo como pedregulho ou brita proveniente de rochas estáveis, ou a mistura de ambos cujos grãos passam pela peneira com abertura de malha de 75 mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 4,75 mm, com a peneira definida pela ABNT NBR NM ISO 3310-1.
Processo
• Pedra britada: agregado obtido a partir de rochas compactas que ocorrem em jazidas, pelo processo industrial da cominação (fragmentação) controlada da rocha maciça. Os produtos finais enquadram-se em diversas categorias.
• Areia de brita ou areia artificial: agregado obtido dos finos