Documento
Dentro da nossa sociedade, infelizmente, a figura do professor está bastante desvalorizada. Não é mais visto que este é o transmissor de conhecimento ou mesmo o formador de um cidadão moralizado e correto.
Dentro desta forma de sociedade, a figura do professor está sendo cada vez mais
"rebaixada". O professor, dentro desta sociedade moderna, precisa ser uma figura totalmente adaptável; necessita de artifícios e recursos que devem partir de sua iniciativa - tudo se ele quiser ter condições de dignificar o seu trabalho. É um cidadão que pode e deve investir no outro, mas a sociedade o vê como mero fornecedor de diplomas.
2)Como o professor pode trabalhar para a formação de uma escola que auxilie na formação de um cidadão mais ético e político?
Primeiramente com projetos que tragam tais informações e interesse tanto dos alunos quanto da instituição, mostrando pra instituição que é fundamental o tema ser trabalhado dentro da escola, para tornar cidadãos informados dentro do meio ético e político, podendo até fazer uma pesquisa do que os alunos sabem sobre o tema, as problemáticas do senso comum, e o porque investir nessa formação.
3) O que a sociedade e o Estado podem fazer definitivamente para valorizar o trabalho do professor?
Professores devem ser tratados e valorizados como profissionais e não como abnegados que trabalham apenas por vocação. A diferença salarial entre professores e demais profissionais com mesmo nível de instrução é inaceitável.
Enquanto salário e carreira não forem atraentes, o número de jovens dispostos a seguir a carreira do magistério continuará sendo baixo. Elevar os salários do magistério é opção mais política do que técnica. Implica em mudar prioridades e passar a enxergar a Educação como a principal fonte sustentável