Documento
A frase interrogativa expressa uma pergunta, um pedido de informação ou de esclarecimento sobre algo e até uma bronca, uma recriminação. Termina com ponto de interrogação.
Exemplos:
“E qual foi”?
Você sabe por que Mariana não veio hoje à praça?
Frases declarativas
A frase declarativa expressa uma declaração afirmativa ou negativa a respeito de algo. Termina com ponto-final.
Exemplos:
“Eu só comi um.” (afirmativa).
Mariana não passou pela praça. (negativa).
Frases imperativas
A frase imperativa expressa uma ordem, um pedido, um convite. Pode vir com ponto-final ou ponto de exclamação.
Exemplos:
Mariana dê o ar da graça, por favor! (pedido)
Coma, agora, todos os bombons. (ordem).
Frases exclamativas
A frase exclamativa expressa surpresa, emoção. Termina com ponto de exclamação.
Exemplos:
“Todo mundo comete erros, Helga!” (emoção).
Oh... que tristeza, Helga!! (decepção).
Substantivo, adjetivo e verbo Os gramáticos chamam de substantivos toda palavra que dá nome às coisas que existem (pires, janela, ar, Deus, anjos, panela, grama, dinheiro, arroz, água, tábua etc. ). Isso se aplica às palavras que existem só na nossa imaginação também (Saci, mula-sem-cabeça, duendes etc.). São considerados substantivos também as palavras que resultam de uma ação (brincadeira (ato de brincar), colheita (ato de colher), saída (ato de sair), operação (ato de operar), compra (ato de comprar) etc.)
São chamados de adjetivos as palavras que servem para diferenciar uma coisa de outra: rosa amarela, rosa branca. A palavra 'rosa' é um substantivo. É um substantivo comum - uma espécie de coisa existente. Mas, as palavras 'amarela' e 'branca' foram suficientes para distinguir uma rosa da outra. Não é? - Essa é a função dos adjetivos. Eles especificam, modificam, qualificam. Veja: estudioso, bondoso, romântico, grande, magro, roxo, longo etc. São exemplos de adjetivos. Às vezes esses adjetivos se mostram por uma forma mais complexa: panela de pedra, olho de vidro