Documento
A unidade básica de hereditariedade (gene) é reponsável pela síntese de uma enzima.
Um gene -> Uma enzima
As enzimas são proteínas, mas nem toda proteína é uma enzima.
Todas as proteínas podem sofrer alterações causadas por mutações no genes.
Logo:
Um gene -> Uma proteína
As proteínas são moléculas grandes, também denominadas polipeptídeos (poli=muitos). Embora a maior parte das proteínas seja composta de apenas uma cadeia polipeptídica, há proteínas formadas por mais de um polipeptideo.
Assim:
Um gene -> Um polipeptídeo
Desta forma o gene está relacionado com a sintese de proteínas ou de polipeptídeos.
O gene não comanda diretamente a síntese de polípeptídeo, mas é transcrito em molécula de outro acido nucleico, o RNA. Nesse processo de transcrição as fitas da molécula do DNA se partem e, nesse trecho aberto, a enzima RNA polimerase promove o emparelhamento dos nucleotideos do RNA. Completado o processo, o RNA se solta ao mesmo tempo que a molécula do DNA se refaz.
Gene: região do DNA que pode ser transcrita em moléculas de RNA.
- Duplicação do DNA
Antes do ínicio da divisão celular, cada molécula do DNA sofre duplicação semiconservativa, resultando em duas novas moléculas idênticas à que lhes deu origem.
Para que ocorra a duplicação semiconservativa, as cadeias se desenrolam e a dupla-helice se abre pela ação de enzimas chamadas helicases. À medida que o DNA sofre desespiralização, enzimas chamadas DNA-polimerases catalisa a síntese da fita nova tomando a fita-mãe como molde. Essas enzimas adicionam nucleotideos complementares somente no sentido 5' -> 3' e, como as fitas são invertidas, a síntese de uma ocorre no sentido oposto à outra.
- Síntese de RNA: transcrição
O RNA é sintetizado por um processo denomidado transcrição: um trecho da molécula do DNA abre-se por ação da enzima RNA polimerase e nesse ponto inicia-se o emparelhamento de nucleotideos do RNA por ação da mesma enzima. Após o emparelhamento, o RNA se solta.
Os