Documento
Grafitagem Desde o período Paleolitico, o homem destaca-se por se expressar por meio de desenhos e escritos, nas paredes das cavernas onde habitavam. Muitos sítios arqueológicos preservados mostram que, desde a época da Pedra Lascada, os artistas pintavam animais, preferencialmente cavalos, mamutes, e seres humanos. Utilizavam de ferramentas feitas em ossos, pedra e marfim, que servia tanto para desenho, como para caça.
Talvez resida aí uma das explicações da origem da grafitagem, técnica que realiza uma intervenção urbana visando expor a arte de rua (street art).
Milhares de anos depois destas civilizações, sem que acontece-se praticamente nada parecido com graffiti, no final da década de 60 e o início da década de 70, jovens do Bairro do Bronx restabeleceram esta forma de arte, mas desta vez não com carvão e sim com Spray, criando um novo diálogo de grafite, colorido e muito mais rico, tanto visualmente quanto no conteúdo de mensagens que eram passadas. Há quem diga que o graffite surgiu do Hip Hop (cultura de rua originária dos guetos Americanos, que une o Rap, o Break, e o Graffite). A outra afirma que o grafite tenha surgido em Nova York e de lá se espalhou pelo mundo.
A partir do movimento contracultura de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições