PL STICO
O plástico é feito a partir do petróleo e do gás natural, em processo de refinaria é retirado petróleo e do gás natural o etileno e o propileno (formando os monômeros). O etileno e o propileno formado são combinados com um catalizador para formar uma substância em pó é o polímero. Essa é a matéria-prima na fabricação dos diversos plásticos. As resinas de polímeros são processadas em produtos plásticos finais, são aquecidas, moldadas e depois deixadas esfriando.
Temos quatros processos finais da fabricação de produtos plásticos.
Extrusão - método utilizado para fabricar filmes plásticos: os grânulos são aquecidos e misturados mecanicamente em uma câmera, forcados através de uma pequena abertura e resfriados com ar ou água.
Moldagem por injeção – processos utilizados geralmente para embalagens como de manteigas ou iogurtes: os grânulos da resina são aquecidos e misturados mecanicamente em uma longa câmara, forçados sob bastante pressão para dentro de um molde que já esfriou.
Moldagem por sopro - essa técnica é utilizada para fabricação de garrafas PET: os grânulos de resina são aquecidos e comprimido em um tubo liquido, parecido com creme dental. A resina entra no molde frio e o ar comprimido é soprado para dentro do tubo da resina. O ar expande a resina conta a parede do molde.
Moldagem por rotação – técnica utilizada para fazer objetos grandes e ocos: os grânulos de resinas são aquecidos e resfriados em um molde que pode ser girado em três dimensões. A rotação distribui o plástico igualmente ao longo das paredes do molde.
Como é feito a coleta.
Segundo o ultimo relatório do IBGE, com dados dos anos de 1997 – 2000, apenas das 40,5%.
228.413 toneladas de lixo recolhido diariamente no pais tiveram destino adequado, ou seja, foram encaminhadas a aterros sanitários controlados, incinerados ou recicladas. O restante foi descartado em grandes depósitos denominados lixões, amontoados a céu abertos. Em seguida, discutiu-se que a