Pl Sticos Pticos
Introdução:
Plásticos são materiais transparentes que podem ser moldados ou fundidos na forma desejada. Existem duas categorias nas quais plásticos ópticos podem ser encontrados: os termoplásticos, que podem ser refundidos várias vezes e nos quais ocorre uma pequena degradação a cada ciclo e os termofixos que uma vez fundidos não podem mais ser derretidos sem a degradação completa. A forma básica na qual a maioria dos termoplásticos é encontrada é a forma de pó. Alguns materiais são fundidos na forma de blocos que posteriormente são usinados e polidos para aplicações especiais que requerem elementos muito grandes em pequeno volume.
Vantagens e desvantagens dos plásticos ópticos:
Atualmente o viro tem sido o material mais utilizado na confecção de elementos ópticos de precisão. Porém lentes confeccionadas em vidro são pesadas e apresentam pouca resistência a impactos diretos. Plásticos ópticos, por outro lado, apresentam várias vantagens em relação ao vidro: baixo custo, montagem compacta de sistemas ópticos, confecção de lentes esféricas, repetibilidade, peso e transmissão da luz.
Entre as principais desvantagens dos plásticos na confecção de lentes, estão na escolhe do índice de refração que varias entre 1,45 e 1,60 e a temperatura de serviço reduzida que se situa no máximo de 116ºC.
Principais plásticos ópticos:
Polimetacrilato de metila (acrílico): é o mais importante e o mais utilizado. Ele possui caraterísticas que tornam interessante o uso para fabricação de lentes, é o mais duro e estável entre os plásticos ópticos.
Poliestireno: Os poliestirenos fabricados antigamente tinham impurezas que reduziam a transmissão de luz, fazendo com que o material apresentasse uma coloração amarelada. Atualmente essas características só é evidente para seções extremamente espessas e as lente feitas são quase tão claras quando acrílico.
Nas: apresenta as características de menor custo em relação ao acrílico e maior resistência ao risco que o poliestireno,