sociologia
1- O que é fato social? Descreva suas características.
O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, ou seja, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. Suas características são: a Exterioridade, onde não depende da consciência do individuo pois vem de um fato externo ou anterior; a Generalidade, pois não escolhe em quem vai agir; e a Coercividade, que é imposta por força aos indivíduos que ao oferecerem resistência, sofrem sanções.
2- Discorra sobre os tipos de solidariedade.
Para Durkheim existem dois tipos de solidariedade, a mecânica e a orgânica.
Na mecânica, não se encontra ali os caracteres que diferenciam os membros de uma sociedade, o individuo não se pertence, sendo uma coisa da qual a sociedade dispõe. É típica das sociedades nas quais se desenvolveu a divisão social do trabalho.
Na orgânica, existe uma consciência individual que prevalece, onde a vida humana tem mais valor. Ela ocorre acentuando a divisão do trabalho social que resulta no processo de individualização que passam a ser solidários porque possuem uma esfera própria de ação.
3- Explique suicídio e seus tipos.
Há três tipos de suicídio: o Egoísta, o Altruísta e o Anômico.
No suicídio Egoísta, o individuo pratica para o bem de si mesmo, pois já não vê mais sentido na vida, não tenha mais razão para viver. Quanto mais de enfraqueçam os grupos sociais ao qual o individuo pertence, menor a forla dos valores, o que contribuem para a pratica do suicídio. O individuo sente-se melancólico, com depressão e sensação de desamparo moral.
O suicídio Altruísta, é aquele no qual o indivíduo sente-se no dever de fazê-lo pois beneficiará o grupo social, e caso não pratica-lo desonrará e perderá a estima pública.
E suicídio Anômico, é aquele que ocorre em uma situação de anomia social, ou seja, quando há ausência de regras na