Concreto Pl stico
ERIELI CAETANO
RITA MARTINS
CONCRETO COM FIBRAS DE PLÁSTICO
MARINGÁ
2015
1. INTRODUÇÃO
As fibras em geral são materiais que há algum tempo vem sendo utilizadas no ramo da construção civil devido suas propriedades benéficas em termos de segurança aos compósitos com o fim de procurar minimizar deficiências dos compósitos convencionais que não atingem o desempenho desejado. As fibras de polipropileno possuem características singulares para o combate a certas patologias que degradam as estruturas de concreto em geral. O objetivo deste trabalho serve para definir os compostos, suas dosagens, aplicações do concreto de fibra de plástico na construção civil. As propriedades das fibras de polipropileno são pouco conhecidas por grande parte da sociedade e é um grande avanço tecnológico que buscam garantir além de melhores compósitos, um aumento considerável na segurança das estruturas de concreto.
2. COMPOSTOS, DOSAGENS E ADITIVOS.
Para a fabricação do concreto com adição de fibras são utilizados aglomerantes, agregados miúdo e graúdo, água e aditivos químicos do mesmo modo que o convencional.
Os aditivos químicos adicionados ao concreto em pequena quantidade modificam algumas propriedades para melhorar sua condição de uso. Podem ser orgânicos ou inorgânicos, porém sua principal característica é a natureza química. Para o concreto e argamassa os aditivos são classificados como plastificantes, retardadores, aceleradores, plastificantes retardadores e aceleradores, incorporadores de ar, superplastificantes, superplastificantes retardadores e aceleradores. São compostos por filamentos extremamente finos, de material polimérico e termoplástico, ou seja, podem ser moldados por aquecimento. Possuem grande flexibilidade e tenacidade e resistência à tração de aproximadamente 400 Mpa e alta resistência ao ataque de substâncias químicas e álcalis.
Baixa resistência ao fogo, sensibilidade á luz solar e aderência limitada a matriz são