Documento
CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS
ACADEMICO: RANIEL FERNANDES GALDINO
Gestalt
Resumo
Gestalt refere-se a um processo de dar forma, de configurar "o que é colocado diante dos olhos, exposto ao olhar": a palavra Gestalt tem o significado de uma entidade concreta, individual e característica, que existe como algo destacado e que tem uma forma ou configuração como um de seus atributos A amplificação da percepção ou dos gestos não é “leitura do corpo”.
Introdução
Gestalt é uma prática psicoterápica, que recebeu diversas influências durante o seu processo de construção. Perls, considerado o pai da Gestalt-Terapia, descontente com o método psicanalítico, começou a buscar outras fontes, outras respostas para os conflitos humanos, dentre elas, o Humanismo, Existencialismo, Fenomenologia, Psicologia da Gestalt, Teoria de Campo, Teoria Organísmica, Filosofia Buberiana. Desse processo, deu-se em 1951, nos EUA, o lançamento do primeiro livro de Gestalt-Terapia: “Gestalt-Terapia”, juntamente com Hefferline e Goldman. A partir daí, a Gestalt vem se expandindo no mundo. No Brasil, chegou na década de 70, e hoje já podemos encontrar diversos centros de formação de psicoterapeutas espalhados pelo país e cada vez mais a bibliografia vem crescendo, tanto em traduções para o português quanto autores brasileiros escrevendo sobre a Gestalt-Terapia. Com isso, tentaremos, sinteticamente, colocar aqui o quê a Gestalt se propõe, qual sua visão de homem assim como sua prática psicoterapêutica.
Observando-se o comportamento espontâneo do cérebro durante o processo de percepção, chegou-se á elaboração de leis que regem esta faculdade de conhecer os objetos. Estas normas podem ser resumidas como:
A Terapia Gestalt
A Gestalt Terapia surgiu pelas mãos do médico alemão Fritz Perls (1893-1970), que tinha grande interesse pela neurologia e posteriormente pela psiquiatria. Por este caminho tornou-se um psicanalista. Ao elaborar novas idéias