Documento
o mundo a partir das escolhas de cada um explora de maneira intuitiva o ponto central da ciência econômica: como as pessoas reagem a incentivos. Esse é o ponto de partida para as mais variadas situações, como o conjunto de possibilidade de escolha, o sistema de preços, falhas de mercado etc. A diferença deste em relação a outros livros que se propõem a ensinar economia está em descrever essas idéias com situações familiares para todos nós sem o uso de jargões e termos econômicos comumente utilizados pelos economistas – que desagradam amplamente os não economistas – para tentar, através delas, explicar como e por que a economia funciona da forma que funciona.
O livro pode ser dividido em duas partes. Na primeira, dedica-se a explicar os conceitos fundamentais da economia, teoria da escolha, restrição, falhas de mercado etc. Na segunda, usa os conceitos apresentados na primeira parte para analisar temas de interesse geral, tais como tráfico de drogas, abertura comercial, previdência social e impostos, entre outros.
A primeira parte começa com o exemplo das crianças de Bangladesh que trabalhavam na indústria têxtil para explicar como as pessoas escolhem. O uso de mão-de obra infantil nessa indústria levou o congresso dos EUA a aprovar uma lei proibindo a importação de produtos que usavam trabalho infantil. Conseqüentemente, os EUA pararam de importar têxteis de Bangladesh, o que fez com que não houvesse mais trabalho para as crianças na indústria têxtil. O que se observou em relação a essas crianças foi que, ao invés de irem para a escola ou ficarem em casa brincando, elas se prostituíram ou foram trabalhar em condições ainda piores. A moral da história é que quando a criança, ou a família da criança, escolhia trabalhar na fábrica, estava optando pela melhor das alternativas à sua disposição. Ir à escola ou não era uma opção viável ou então não era a melhor, pois as crianças precisavam