Etapa 4 Educa O E Diversidade
Carina Possamai Rodrigues
Bruna Pergamine dos Santos
Bruna Pergamine dos Santos
Fernanda Regina Vons
Fernanda Regina Vons
Marina de Fatima Andrade
Marina de Fatima Andrade
Mayara Cristina Tramontin
Mayara Cristina Tramontin
Monica Ferreira dos Santos
Monica Ferreira dos Santos
Jovenete Almeida Vieira Guimarães
Jovenete Almeida Vieira Guimarães
Identidades Culturais e Escola: conflitos e possibilidade
Atualmente, depois do movimento dos educadores que defendem a escola nova, passou a se pensar na convivência humana menos preconceituosa, abrindo caminho para a convivência na diversidade humana e com possibilidade de incluir todos em busca de um projeto de felicidade.
O papel dos educadores é muito importante na construção desses valores com os educandos. Pensar e discutir esses valores no campo escolar auxilia na construção de cidadania. Cidadania que se refere na participação desses alunos na vida da sociedade, e não apenas buscar seus direitos e deveres, mas sair do "eu" e pensar mais no coletivo.
Portanto a escola é uma espaço de socialização de cultura e deve contribuir para uma educação mais igualitária.
A escola é um ambiente formado por um grupo heterôgeneo e não homôgeneo, onde encontra-se com pessoas diferentes tanto no modo de ser, pensar e agir.
2
As diferenças culturais - étnicas, de gênero, orientação sexual, religiosas, entre outras – se manifestam em todas as suas cores, sons, ritos, saberes, sabores, crenças e outros modos de expressão.
As questões colocadas são múltiplas, visibilizadas principalmente pelos movimentos sociais, que denunciam injustiças, desigualdades e discriminações, reivindicando igualdade de acesso a bens e serviços e reconhecimento político e cultural.
A modernidade abordou a diversidade de duas formas básicas: assimilando tudo que é diferente a padrões unitários ou “segregando-o” em categorias fora da “normalidade” dominante.
3
As questões relacionadas à diferença na educação não constituem um