Documento
>Há basicamente dois polos no processo de conhecer: osujeito conhecedor (nossa consciência, nossa mente); e o objeto conhecido (a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos).
2- Ao nascermos, nossa mente é como um papel em branco. Explique essa afirmação, quem a formulou e a que corrente pertence.
>Esta é frase é do filosofo infles John Locke e significa que o nosso conhecimento se baseia na experiencia dado que não existem idéias inatas em nossa mente. Pentence ao pensamento empirista.
3- Somente devemos deixar-nos persuadir pela evidência de nossa razão. Comente essa frase.
> Essa é uma frase de René Descates, Descartes valorizava o conhecimento racional, fruto da inteligência humana e não da superstição. Para ele é a razão que deve nos persuadir e mostrar a verdade das coisas.
( Deixar-nos persuadir pela razão, é endurecer o coração! Prefiro deixar-me persuadir com um pouco de cada: razão/emoção. Sem as duas coisas, mantenho-me neutro.)
4- Que relação se pode estabelecer entre verdade(ou conhecimento verdadeiro)e representação?
>Verdade (conhecimento) é quando existe prova, é possível ser provada pelo conhecimento científico.
A representação é uma forma de demonstrar a verdade, um filme pode contar a verdade em representação.
5- Em que sentido o criticismo representou uma tentativa de superação do impasse criado pelo ceticismo e pelo dogmatismo?
> O Criticismo não é nada mais que a busca de superação de impasse.
Representa uma tentativa de superação do impasse criado pelo ceticismo e pelo dogmatismo. Tal como o dogmatismo, acredita na possibilidade do conhecimento, mas se pergunta pelas reais condições nas quais seria possível esse conhecimento. Trata-se de uma posição crítica diante da possibilidade de conhecer.
6- Caracterize o que se entende hoje por Ciencia destacando seus objetivos metodologia resultados e função.
>O QUE É