TRABALHO LGICA JURDICA
DIREITO
LÓGICA JURÍDICA
Porto Velho - RO
Maio de 2011
FACULDADE SÃO LUCAS
DIREITO
LÓGICA JURÍDICA
ADELAIDE CRISTINA BRAGA CRUZ
ELIANA S. OLIVEIRA
GABRIELE SILVA XIMENES
LINDBERG OLIVEIRA DE SOUSA LIMA
LORENA DE SÁ
MARCUS VINÍCIUS
Docente: Ricardo Douglas de Souza Gentil
Porto Velho/RO
Abril/2011
LÓGICA JURIDÍCA
Introdução
Para que seja tomada uma decisão ou efetuado um estudo de um fato jurídico são executados raciocínios que envolvem pensamentos semelhantes aos realizados para resolução de problemas lógicos e mesmo observando o caráter não exato das ciências jurídicas são seguidos métodos que envolvem a observação do fato, a avaliação das características contextuais, perícias, provas e tudo mais que possa colaborar com a resolução do problema. Os vários mecanismos empregados buscam a sistematização de condutas, a correlação entre uma norma aplicável ao fato, a integração nas normas, a tentativa de evitar contradições e a observação de premissas que possam solucionar todas as questões. Mais uma vez a lógica é utilizada como elemento eficaz para o Direito.
Lógica
Podemos afirmar, entre as tantas definições existentes, que lógica é a seqüência coerente, regular e necessária de acontecimentos, de coisas, com a lógica elaboramos um conjunto de regras e princípios que orientam, implícita ou explicitamente, o desenvolvimento de uma argumentação ou de um raciocínio, visando a resolução de um problema. No sentido comum, a lógica representa o óbvio, o claro, o evidente, o que não nos trás incerteza.
Lógica Jurídica
A lógica Jurídica é a ciência das leis e das operações formais do pensamento jurídico. Neste sentido, relaciona-se intimamente com a hermenêutica, que é essencial para o conhecimento do ordenamento jurídico, tanto na elaboração, quanto na aplicação, integração ou na correção deste. Portanto, no aspecto jurídico, lógica liga-se aos termos: coerência de raciocínio; conjunto