Documento
Civilização é o estágio da cultura social e da civilidade de um agrupamento humano caracterizado pelo progresso social, científico, político, econômico, artístico, ambiental e ético. http://www.citador.pt/pensar. (adaptado)
CHARGE 1 CHARGE 2
MIGUEL, Jornal do Brasil, anos 1970
CHARGE 3
Santiago, Tinta Fresca
UMA
MULTIDÃO
DE FAMINTOS
SE APROXIMA!
CHAMEM
O
EXÉRCITO!
NÃO
DÁ, NÓS
PRIVATIZAMOS
OS QUARTÉIS!
ENTÃO
VAMOS
PEDIR
AJUDA
PRA
CLASSE
MÉDIA!
MAS
NÓS
LIQUIDAMOS
A
CLASSE
MÉDIA!
ENTÃO
SÓ NOS
RESTA
FUGIR
PRÔ
MATO!
QUE
MATO?
NÓS
DERRUBAMOS
TODAS AS
FLORESTAS!
ESCUTA !
A NOSSA
MÚSICA.
MIGUEL, Jornal do Brasil, anos 1970
O conceito “ideal” de civilização expresso no Texto I, comparado às temáticas das três charges apresentadas acima, justifica a seguinte afirmativa:
(A) a ideologia de pacificação e de alheamento presentes nas três charges ratifica o conceito de civilização, vinculado ao progresso de um determinado agrupamento social.
(B) as charges exemplificam atitudes representativas de um progresso civilizatório segundo uma concepção de ideal de convivência humana.
(C) os fatos representados estilizam, nas charges, pela ironia, o conceito de civilização, segundo as perspectivas desejáveis de conquistas no âmbito político, socioeconômico e artístico.
(D) as situações vividas pelos personagens das charges são representativas das consequências da globalização e do progresso sustentável que caracterizam o desenvolvimento de uma civilização.
(E) os diferentes comportamentos humanos expressos nas charges apontam uma perspectiva de efetivo progresso social, científico, político, econômico e artístico.
01
5
02 Diante dos resultados da Primeira Guerra Mundial na Europa, entraram em decadência os valores civilizacionais construídos no século XIX e com eles as matrizes fundadoras do Ocidente, sendo substituídos por novos valores.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente eventos do período