Documento tcc - Danilo
No século dezanove, a nível social houve ascensão de uma nova classe, a Burguesia, e com ela, o Liberalismo; a nível económico temos o início do capitalismo; a nível geral temos uma série de revoluções liberais que pusseram em destaque a liberdade individual, a queda do Antigo Regime (poder aristocrático) em quase todos os países do Ocidente.
Essas mudanças, no plano social e económico, levam ao aparecimento de uma nova forma de ver e de pensar o mundo. Aparece então um homem egocêntrico, preocupado consigo mesmo, perturbado pela obrigação de ter um papel importante no mundo.
Na literatura, o Romantismo define-se como modismo nas letras universais dos últimos vinte e cinco anos do século XVIII. Aparece a exprimir um sentimento anti-racionalista, reagindo contra o normativismo, contra tudo aquilo que se prende a regras feitas. Essa corrente literária preza a liberdade artística e a democratização da literatura.
Em 1774, na Alemanha, Goethe publica Werther, lançando as bases definitivas do sentimentalismo romântico. Em 1781 houve a publicação de Os Solteadores de Schiller. Mais