documento de especificação
A principal função do documento de especificação é estabelecer os objetivos para o projeto;ou seja, ele tem de especificar cada etapa, detalhadamente, para que o projeto seja concluído com sucesso.É o alicerce do projeto, o ponto de concordância entre o analista e o cliente; sem ele, cada parte pode ter ideias diferentes, o que acarretaria desintendimento no fim do projeto. Entretanto, para que essa análise seja bem sucedida, devemos tomar as seguintes precauções:
Primeiramente devemos reunir cliente e analista para que o sistema seja discutido – coleta de requisitos. É importante que nada passe em vão, ou seja, cada detalhe deve ser discutido, a fim de evitar problemas futuros; definição do software, ou seja, o software em si.
É importante que fique claro que o analista deverá exercer a função de contatar o usuário, especificar o sistema, estudar o custo benefício, realizar a análise de viabilidade e estimativa.
Principais ferramentas de apoio à identificação e organização dos requisitos iniciais do problema:
De início deve-se recorrer às entrevistas, tanto com usuários até donos da empresa/gerentes. O que define se a entrevista será aberta ou fechada varia de cada Analista, mas ambas têm sua importância. Deverá fazer também um questionário, que nada mais é que um roteiro estruturado de perguntas. Em seguida, um brainstorming é necessário, tanto com o cliente quanto com o empregado. Nesse passo as ideias serão ‘’jogadas’’ aos montes, tanto de clientes e usuários, a fim de discutir mais a fundo qual vai ser a solução. Caso a empresa já trabalhe com softwares, é importante que seus requisitos sejam reaproveitados, pois facilita a vida do empregado.