Documento de especificação de requisitos
Documento de Especificação de Requisitos 1. Introdução
Este Documento contém a especificação de requisitos para o Sistema de Controle Escolar, com a utilização da técnica de modelagem de Casos de Uso. O Sistema deve facilitar o trabalho desenvolvido no setor de secretaria da Escola, auxiliar no controle financeiro e contribuir no processo de administração Escolar através da emissão de relatórios.
2. Ambiente do Sistema
O sistema a ser desenvolvido será utilizado na secretaria de uma escola. Considera-se a existência de uma pessoa responsável por realizar o cadastramento no sistema de outro usuário com menos permissões que o primeiro.
A pessoa cadastrada será identificada como secretário e deve realizar operações de cadastramento de alunos, professores e funcionários; assim como também a devida lotação dos professores em suas respectivas turmas. Também este poderá efetuar o lançamento de notas e recebimento das mensalidades. Todas essas ações atribuídas ao usuário secretário só serão realizadas mediante identificação no sistema.
Existe também o usuário administrador o qual pode acompanhar as movimentações financeiras, mediante login no sistema.
3. Objetivos do produto
O sistema visa organizar e automatizar as principais atividades da Escola. Pretende otimizar as atividades de: matriculas dos alunos, possibilitando a partir de dados inseridos no sistema de cadastro de alunos, séries e áreas de conhecimentos disponibilizar o rendimento escolar durante o ano letivo, fornecendo notas e faltas dos alunos a cada semestre, bem como o resultado final para sua aprovação na série, possibilitando assim mais rapidez e eficiência na emissão e consulta de boletins. Assim como no controle das mensalidades.
4. Benefícios do produto
Proporciona maior facilidade na execução de tarefas tais como: cadastro de alunos, professores e disciplinas, fazer matrícula de alunos, consultar notas de alunos, lotação dos professores