Documento 4
CCHL- Centro de Ciências Humanas e Letras
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
Disciplina: Introdução às Ciências Sociais
Professor: Flávio Silveira
1. Livro: Introdução ao Pensamento Sociológico 1.1 Ano: 1974 1.2 Páginas: 11 à 36 1.3 Autores: Ana Maria Castro e Edmundo Fernandes Dias
Citações
1. " Não se trata, apenas, do crescimento da atividade febril. A revolução Industrial é fenômeno muito mais amplo, constitui uma autêntica revolução social que se manifesta por transformações profundas da estrutura institucional, cultural, política e social [...]" (p. 13)
2. " Do ponto de vista da estrutura da atividade produtora, a Revolução Industrial acelerou a profunda transformação da atividade agrícola, principalmente pela introdução de novas técnicas que intensificaram o uso do solo e incorporaram novos recursos naturais ao cultivo. Como consequência, a produtividade inglesa aumentou substancialmente entre meados do século XVII e fins do século XVIII." (p. 14)
3. "As primeiras crises sociais do capitalismo colocam o mundo agrícola inglês às voltas com o cercamento dos campos, em seguida aparece a luta, antecipadamente perdida, entre os artesãos e a indústria; rapidamente, porém, a luta social opõe os operários aos capitalistas." (p. 15)
4. "[...] é resultado parcial da revolução total do espírito europeu que, tendo se iniciado no Renascimento, transformou, por inúmeras ações e reações, nossa maneira de ver o mundo e a vida. (p. 16)
5. "A luta contra o drama e pelo livre-exame, expressões de profunda revolução intelectual, vai encontrar, porém, na obra de Descartes e de Bacon, seu modelo mais autêntico e a duração de sua influência permaneceu séculos." (p. 17)
6. "[...] à pressuposta harmonia do "corpo social unificado" organicamente como desenvolvimento econômico capitalista e determinante da democracia como nova forma política." (p. 18)
7. " A Sociologia não se afirma primeiro como explicação