Relat Rio Nono 2
Densidade de líquidos: uma relação entre massa (g) e volume (1), experimento realizado em 13 de março de 2014.
2 OBJETIVO
Familiarização com as unidades de medidas de massa, comprimento e volume, e a determinação da densidade de amostras líquidas.
3 RESUMO
Realizou-se a aferição do picnômetro e determinação da densidade dos líquidos, através do mesmo. Observou-se temperatura de 26°C para a água, 25°C para o álcool etílico P.A e 26°C para o álcool 96°GL. Após, determinou-se densidade de 0,9968g/cm³, 0,7851g/cm3 e, 0,8603g/cm³ para os respectivos líquidos.
4 INTRODUÇÃO
A densidade absoluta é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume:
D =
Onde,
D = Densidade
M = Massa
V = Volume
A densidade de sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é expressa em quilograma por metro cúbico – kg/m3. Entretanto, é mais comumente expressa em unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cm3) ou em gramas por mililitro (g/mL). A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substancia estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1,000 g/cm-3 a 4,0°C.
O picnômetro trata-se de um pequeno frasco de vidro construído cuidadosamente de forma que o volume do fluido que contenha seja invariável. Ele possui uma abertura suficientemente larga e tampa muito bem esmerilhada perfurada na forma de um fino tubo longitudinal. Usa-se o picnômetro para se medir densidade de líquidos. Sejam: m1 a massa do picnômetro vazio; m2 a massa do picnômetro cheio com o líquido cuja densidade relativa deseja-se determinar; m3 a massa do líquido.
5 MATERIAIS E MÉTODOS
5.1 Materiais
1)