Documento 17
Fast-food saudável
Ausência de mão de obra qualificada
Identifica-se a mão-de-obra como um dos principais problemas para restaurantes e similares, pois não é qualificada, ainda é pequena a demanda de pessoas que buscam se qualificar na área, e os que concluem a especialização procuram trabalhar para grandes hotéis e restaurantes, onde o movimento é maior, com a pretensão de reconhecimento e salários mais elevados. Desta forma evidencia-se a instabilidade no quadro de funcionários, uma vez que não há valorização daqueles que são qualificados, horário de trabalho do funcionário, e a falta de exigências para a contratação também estimula para que esses trabalhadores não tentem se qualificar, na visão deles, seria como "gastar" parte do seu tempo para um retorno baixo ou inexistente'', não há um real comprometimento com a empresa, qualquer oferta superior, por menor que seja a diferença, gera demissões de um dia para o outro sem nenhum pesar. O que ocasiona em problemas com os custos, atendimento aos clientes em relação a atrasos, alimentos mal produzidos e elaborados e, consequentemente, um sufoco gerencial para tentar diminuir os reflexos destes dilemas.
Fonte:
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/83249/192881.pdf?sequence=1
Custos com Alimentos
Os custos dos alimentos podem subir rapidamente por motivos fora do controle dos empreendedores, como fornecedores aumentando os seus custos no atacado. Esses custos são repassados para o redes de alimentação, que precisam pagar um preço maior para os ingredientes no seu cardápio, por exemplo, frutas e legumes, que tem preços menos ou mais elevados dependendo das condições climáticas, épocas do ano, etc.
Sugere-se avaliar regularmente o menu contra o custo do fornecedor para ver se os ingredientes estão mais caros do que eram a alguns meses antes. Ajustar os preços do menu para acomodar toda a inflação do restaurante está absorvendo de seus fornecedores, ou periodicamente retirar itens de