Documento 17
Para que haja um melhor entendimento, cabe esclarecer conceituando primeiro o que é hermenêutica, uma palavra com origem grega e que significa interpretar ou explicar. A expressão hermenêutica é oriunda de Hermes na Grécia antiga. Hermes era considerado um mensageiro divino, que obtinha o dom de interpretar e assim conseguia intermediar mensagens entre os deuses e os homens.
A hermenêutica constitucional é considerada a ciência de interpretar a Constituição, uma espécie de interpretação e explicação das normas jurídicas. Temos a hermenêutica do Direito, que é a ciência de interpretação do Direito, e temos também a hermenêutica Constitucional, que é a interpretação da Constituição, o que nem todos autores antigamente acreditavam era que havia uma distinção, o que hoje já é considerada distintas por a maioria dos autores.
Nem todos que leem as leis conseguem interpretá-las em primeira instância, pois são carregadas de palavras técnicas e por vezes complexas, ou seja, de difícil compreensão de todos.Contudo a interpretação da lei, da norma jurídica, é de extrema importância, todos precisam interpretá-las. A hermenêutica constitucional ultrapassa uma simples compreensão de um significado em um texto constitucional, ela desenvolve uma atividade de concretização e densificação de leis, princípios, normas jurídicas, afim de esclarecer trazendo soluções para casos precisos.
E através da hermenêutica que conseguiremos alcançar uma melhor interpretação, um melhor entendimento, a forma exata de como devemos utiliza-la e quais