O Brasil Conta Gotas
Sabe-se que Marcos Freitas em 2001 foi convidado para uma entrevista à uma revista e foi-lhe perguntado como seria a vida dos brasileiros em 2015, então na época coordenador da ANA (Agência Nacional das Águas), já previa uma crise hídrica. O mau uso da agua, um equivocado pensamento sobre os recursos naturais, poluição dos reservatórios.
Entretanto não apenas o clima, mas também, o descontrole do uso da agua estão acarretando a diminuição do volume, ou o esgotamento dos reservatórios de agua. A preservação dessas fontes é muito importante, pois grande parte da população mundial depende delas para seu abastecimento e subsistência. Nestes últimos meses a população brasileira enfrentou uma crise no abastecimento de agua, principalmente, no estado de São Paulo, onde os níveis dos reservatórios chegaram ao volume morto.
Não obstante, o equivocado pensamento sobre a abundância de recursos hídricos existentes no país contribuiu para o desenvolvimento de uma cultura generalizada do desperdício de agua levando a população a atravessar uma crise hídrica.
Outro aspecto importante nesta crise é a poluição nos reservatórios, os prejuízos desse processo são imensos, além de comprometer a qualidade da água para abastecimento, ocorre a morte de espécies aquáticas, além da proliferação de doença. Odor, grande concentração de mosquitos e proliferação de algas.
Entende-se que a crise hídrica no Brasil é grave, causada pelo o descontrole do uso da agua, equivocado pensamento sobre a abundância de recursos hídricos e a poluição nos reservatórios. E a população esta vivendo ‘contando as gotas de agua na torneira’.