documentario
Elias foi um dos profetas mais poderosos de Israel e Eliseu ganhou porção dobrada do espírito de Elias.
Deus deu a Elias o poder de interferir no clima, essa é uma das semelhanças com Cristo.
Tanto Elias como o Senhor Jesus pediram a uma mulher para que lhes desse água.
Se traçarmos um paralelo entre essas duas passagens veremos que há muitas semelhanças. A primeira é a religiosidade de ambas as mulheres e a relutância em satisfazer a sede e a fome de quem lhe pedia. Em segundo vemos que tanto o profeta Elias como o Senhor Jesus, saciaram-se sendo obedientes ao SENHOR, cumprindo a Sua vontade.
Em terceiro lugar podemos notar que para a viúva de Sarepta não faltou azeite em sua botija e em sua panela não faltou farinha. Podemos ver aqui o suprimento de azeite que é um símbolo do Espírito e a farinha a qual representa o pão que alimenta a vida. A mulher samaritana recebeu também as duas coisas, o Espírito Santo que a fez esquecer da sede deste mundo, representando o óleo e o próprio Senhor Jesus, o pão vivo que desceu do céu.
Outra semelhança que podemos notar é que ambos ressuscitaram o filho único de uma viúva.
Mais outra semelhança que podemos perceber é que ambos passaram quarenta dias no deserto e foram servidos por anjos.
Elias viveu na época em que Israel era governado pelo rei Acabe, que quer dizer igual ao meu pai. O Senhor Jesus é igual ao Pai. Eu e o Pai somos um. (João 10:30 RA). Acabe era casado com Jezabel filha de Etbaal rei dos sidônios e servidores do deus Baal; portanto, Israel se tornara uma nação idólatra. Elias veio para tirar o povo da idolatria em que viviam, assim como o Senhor Jesus veio para restaurar os perdidos deste mundo. Tanto Elias como o Senhor Jesus se angustiavam como a situação de seu povo.
Assim como o Senhor Jesus, Elias quando procurado pelos oficiais a