Documentario Cientistas Brasileiros
Documentário: Cientistas brasileiros
Vitória da Conquista BA
2015
Sob a direção de José Mariani, o documentário “Cientistas brasileiros” apresenta a biografia dos brilhantes cientistas Césas Lattes e José Leite Lopes.
A priori o documentário o grupo que fundou o centro de pesquisas CBPF. Dentre os integrantes, temos César Lattes que na descoberta do meson p se tornou um físico de prestígio mundial. Enquanto nas lutas de políticas para o desenvolvimento da ciência e educação no país, deram destaque à Loppes Leite.
Influenciado pelo professor de engenharia da universidade de Pernambuco, Leite Lopes decide estudar física no RJ. Ao formar-se em 1942, vai para o exterior e lá encontra-se com os maiores físicos do mundo. Em 1946 volta ao brasil, assumindo a cadeira de física teórica na faculdade de filosofia. Correspondia com Cesar Lattes com o objetivo de atraí-lo para o Rio de Janeiro.
Com o intuito de devolver à São Paulo a hegemonia perdida na política, cria-se a Universidade de São Paulo – USP. A convite de Teodoro Ramos, Wataghin se torna diretor do departamento de física da USP e consegue reunir um grupo brilhante de alunos.
Wataghin se destacava por tratar a física como uma ciência viva, onde os capítulos mais interessantes ainda seriam escritos.
Wataghin, amigo do pai de Lattes, o incentiva a iniciar o curso de física. Melhor aluno do teste, trabalhou desde o início do curso como assistente de laboratório.
Lattes conviveu com os maiores físicos experimentais de sua época. Em 1943 se forma e começa a trabalhar com seus professores. Com Wataghin trabalhou em pesquisas sobre termodinâmica e okieleni, na leitura e análise de traços de partículas em emulsões fotográficas obtidas através de uma câmera de Wilson. Okieline estava na