PROJETO COOP
2. PROBLEMA: Qual o papel da contabilidade no processo de gestão das cooperativas de crédito
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL: Identificar o papel da contabilidade na gestão das cooperativas de crédito
3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS: - Identificar a visão/percepção da cooperativa quanto a contabilidade; - Conhecer como é realizada a contabilidade nas cooperativas de crédito; - Analisar a influência da contabilidade na gestão das cooperativas de crédito.
4. REFERENCIAL TEÓRICO:
4.1 COOPERATIVISMO: Breve relato do surgimento da atividade cooperativa, baseando-se nas informações contidas no site www.ocb.org.br, conceituação, finalidade e lei regulamentadora da cooperativa, Lei 5.764/ 71.
4.2 GESTÃO DE COOPERATIVAS: Abordar sobre a estrutura e o gerenciamento de uma cooperativa, baseando-se nas orientações dadas no Manual de Gestão das Cooperativas.
4.3 CONTABILIDADE: Conceituação básica de contabilidade, sua relevância de forma geral e finalidades.
4.4 CONTABILIDADE DE COOPERATIVAS: Aspectos contábeis voltados para cooperativas, observando suas peculiaridades quanto a sociedade. Baseando-se nas normas brasileira de contabilidade e artigos com tema de pesquisa voltado para esse foco.
4.5 COOPERATIVA DE CRÉDITO: Apresentar conceito, finalidade, característica próprias do ramo da cooperativa de crédito
A CONTABILIDADE NA GESTÃO DE COOPERATIVA
4. REFERENCIAL TEÓRICO
4.1 Cooperativismo
A atividade cooperativa surgiu em meados do século XIX, em 1844, na Europa. De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras, o cooperativismo teve suas origens na revolução industrial ocorrida na Inglaterra, período em que a mão de obra artesanal foi substituída pela produção de máquinas. Os baixos salários e a longa jornada de trabalho trouxeram dificuldades socioeconômicas para a população. Diante dessa situação surgiram, entre a classe operária, lideranças que criaram