documentacao teorica
Acadêmicas: Mariani RA: 143009 Thais RA: 136874
Cultura Brasileira e culturas brasileiras
Estamos acostumados a falar em cultura brasileira, assim, no singular, como se existisse uma unidade prévia que aglutinasse todas as manifestações materiais e espirituais do povo brasileiro. A tradição da nossa Antropologia Cultural já fazia uma repartição do Brasil em culturas aplicando-lhes um critério racial: cultura indígena, cultura negra, cultura branca, culturas mestiças.
Se pelo termo cultura entendemos uma herança de valores e objetos compartilhada por um grupo humano relativamente coeso, poderíamos falar em uma cultura erudita brasileira (sistema educacional), e uma cultura popular (homem rústico, interiorano), A cultura criadora (artistas, escritores). Enfim, a cultura de massas, chamada pelos intérpretes da Escola de Frankfurt, indústria cultural, cultura de consumo.
Podemos reconhecer a cultura universitária como um setor privilegiado, isto é, protegido e incrementado pelos grupos particulares, que dele fazem um investimento, quer pelo Estado, que arca no Brasil.
Houve mudanças no sistema de ensino. A cultura letrada tem vivido, nos últimos anos, de. Descobertas ou releituras dos clássicos nessa perspectiva estrutural-sincrônica, baseada só na análise imanente do texto.
Os velhos estudos clássicos e filológicos foram substituídos por um formalismo em geral não normativo, ou em polêmica com o normativismo gramatical e léxico.
Implantou-se em todos os graus de ensino um corpo de doutrina sócio-política
Forrado de ideais neocapitalistas
As medidas oficiais adotadas na mudança das formas e disciplinas de ensinam afetaram a dinâmica interna, curricular, do aprendizado universitário e secundário das disciplinas humanas. Ela agiu drasticamente na macroestrutura do sistema universitário, apoiando, se não propiciando, a multiplicação de instituições superiores de caráter privado, a maioria delas