docs
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – LICENCIATURA
CAROLINE COSTA ALVES
NOSELLA, Paolo. Ensino Médio: Em busca do princípio pedagógico
Com o grande índice de estudantes concluintes do Ensino Fundamental, nota-se o aumento no índice de alunos que adentram ao ensino médio. Sob essa perspectiva, está a apologia ao ensino técnico/profissionalizante.
O texto de Nosella retrata essa problemática sobre o ensino médio enquanto ensino profissionalizante, sendo esta uma característica posta pelo Estado. Formar profissionais, desconsiderando o princípio pedagógico do Ensino Médio.
Então primeiramente esse texto faz uma abordagem à historicidade brasileira no que diz respeito à educação, já que o ensino no Brasil antes do período industrial era um ensino humanista, voltado à elite; porém após a industrialização esse quadro começou a mudar, com a implantação de um ensino profissionalizante (apresentando então uma dualidade do sistema escolar: uma escola humanista e do trabalho); já que havia sido proposto por Anísio Teixeira uma escola igual para todos, atendendo as demais camadas sociais (não só as elites). Depois de muitas ideias propostas, leis, decretos, “chega-se” ao decreto 5.154/2004 permitindo tanto o ensino médio separado, quanto o ensino médio integrado.
É necessário lembrar que no decorrer do texto há a diferenciação do termo “único” e “unitário”, afirmando que por um longo período foi utilizado o termo “único”, porém atualmente o mais adequado é “unitário” (que diz em relação ao sistema/processo), qualificando melhor os princípios educativo e pedagógico.
Essa interação do ensino escolar e produtivo não encontrou ainda um “método” pedagógico definitivo; por isso o termo “em busca” do tópico “Em busca do princípio pedagógico”. É depois desse período industrial que este assunto tem sido muito debatido entre pedagogos.
É a partir do processo de industrialização, retrata o texto, que o trabalho foi pensado como princípio educativo,