Docs
Tema: Análise de Movimentos Absolutos Dependentes
Título Original: Engineering Mechanics: Dynamics, Tenth Edition.
Identificação: Capítulo de um livro didático.
Referência Bibliográfica:
R.C. Hibbeler. Dinâmica mecânica para Engenharia. Décima Edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005.
Resumo:
Em alguns tipos de problemas o movimento de um ponto material “b” depende do movimento correspondente de outro ponto material “a”. Esses pontos materiais estão interligados por uma corda ou um cabo, flexível e inextensível, que passam por roldanas.
Durante o movimento permanecem constantes os comprimentos dos trechos das cordas que estão em contato com a roldana. O movimento de descida do ponto material “A” provoca o movimento de subida do ponto material “B”. Por meio das equações, especificamos as coordenadas de posição SA e SB, e cada um dos eixos são estabelecidos com um ponto fixo ou uma linha de referência fixa com direção e sentido, mantendo a aceleração e velocidade diretamente proporcionais em sua derivada temporal.
Comentários:
Trabalho interessante para o fechamento do projeto, para descobrir as derivadas como velocidade e aceleração, e o espaço percorrido. Conforme equação:
Sendo que a soma das distancias percorrida pelos pontos materiais “a” e “b” divididos pela distancia total do cabo flexível e inextensível em equilíbrio. E suas derivadas correspondentes: e .
Ver os exemplos 12.22 e 12.23, páginas 64 e 65.
Ver figura 12.37, página 63.
Citações:
“Estabeleça coordenadas de posição que têm suas origens em pontos fixos e referências fixas.”
“Não é necessário que a origem seja a mesma para ambos os eixos, mas é importante que cada eixo tenha a direção do movimento do respectivo ponto material.”
“Usando geometria ou trigonometria, relacione as coordenadas com o comprimento total da corda, lT, ou como a porção l da corda que exclui os trechos cujos comprimentos não