docente
TRABALHO DE PESQUISA.
A DANÇA NA TERCEIRA IDADE.
AXIXÁ-MA 2013
EDÉSIO DE MELO SILVA.
PESQUISA EM EDUCAÇÃO.
A DANÇA NA TERCEIRA IDADE.
Trabalho De Pesquisa Apresentado Ao Instituto Educacional Paulo-Freire-IEPF Para. A Obtenção de nota na disciplina Pesquisa em Educação.
Orientadora: Prof. Esp. Kátia Vieira.
AXIXÁ-MA
A Dança na Terceira Idade.
INTRODUÇÃO.
Na terceira idade, geralmente, o ser humano sofre algumas alterações de um declínio geral no aspecto biopsicossocial. Como consequência deste fato, há uma tendência de uma diminuição da qualidade de vida de uma maneira geral das pessoas. Isso gera no ser humano uma necessidade de uma busca ou resgate da sua identidade, do autoconhecimento nos aspectos físico e psíquico, além de manter sua vida social ativa. Na busca destes objetivos, um dos melhores recursos terapêuticos que existe, que trabalha e desenvolve tudo isso ao mesmo tempo, é a prática da dança.
A terceira idade é uma fase da vida que trás algumas limitações físicas e psicológicas ao ser humano, dificultando o desempenhar de suas ações e tarefas do dia-a-dia. Dependendo das circunstâncias ambientais e de como as pessoas reagem a essas limitações, como consequência, pode ocorrer a invalidade e a incapacidade de desempenhar atividades desejadas, levando a um declínio em sua qualidade de vida.
Vários fatores estão associados a esse declínio, como a solidão, desprezo familiar, dores físicas e também da alma, limitações e, claro, baixa autoestima.
Quando chega a esse ponto, existe uma clara falta de inserção deste idoso no meio social em todas as suas formas, falta de saber e sentir o seu real valor no mundo, de se sentir útil e capaz, sentir prazer e alegria. Tudo isso
gera