Docencia
Aluna (as): - Fernanda Soares dos Santos - Alice Mancebo
Inicio da docência investigando o professor do Ensino Fundamental
A fase de iniciação profissional docente é um momento de grande importância na construção da carreira do professor e da sua identidade. A fase inicial na docência é a passagem de estudante a professor, mas é também um período difícil onde o professor se depara com vários desafios, determinando seu futuro e sua relação com o trabalho. Ainda, nesse período, os professores vão estabelecer interações com outros agentes da comunidade escolar e fora dela, construindo algumas lógicas importantes que poderão se tornar definitivas para suas ações docentes.
Para fundamentar e comprovar como é essa a iniciação do professor em sua carreira docente, foram convidados 199 professores, 3 concursados, que ingressaram na rede pública municipal de ensino entre os anos de 2009 e 2011, isto é, com até 3 anos de experiência profissional. Utilizou-se o questionário para coleta dos dados.
Com base na pesquisa e coleta de dados é possível afirmar que o quadro de professores da rede municipal de ensino é composto, na sua maioria, por professores do sexo feminino, caracterizando a docência como uma atividade essencialmente feminina, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental.
A maioria dos professores trabalha nos dois turnos para ampliar a renda financeira e atuam, muitas vezes, na rede publica e privada, com um total de aulas superior ao ideal.
Em relação ao inicio da carreira docente, alguns acharam que foi tranquilo, outros sentiram perdidos e há quem achou desafiadora, queriam largar tudo. Alguns dos professores sugerem que o apoio da escola é fundamental para amenizar esse período marcado por desafios. E em sua maioria afirmam que se inspiraram para esse início na carreira docente, nos colegas de profissão e antigos