Doce de leite
Alunos(a) : Cinthia Guimarães
Verussia Guimarães
Marcos Antônio
Barcarena, 19 de outubro de 2012.
Introdução
O doce de leite é tradicional em vários países da América Latina. Geralmente é feito ao se ferver leite com açúcar, mas também pode ser obtido cozinhando leite condensado.
A origem do doce de leite é incerta. Na Argentina rolam boatos de que ele foi inventado em 1829, em uma fazenda do governador Juan Manuel de Rosas na localidade de Cañuelas, periferia de Buenos Aires. A época, o governador iria assinar um tratado de paz com seu inimigo político Juan Lavalle, que chegou na fazenda e, não encontrando Rosas, deitou-se em sua cama para esperá-lo, pois estava muito cansado. A criada de Rosas, enquanto fervia o leite com açúcar (preparação conhecida nessa época como ‘lechada’) para acompanhar o chá da tarde, encontrou-se com Lavalle dormindo na cama do patrão. Ela considerou uma insolência e foi avisar os guardas.
Pouco tempo mais tarde chegou Rosas, que não ficou chateado com Lavalle e pediu à criada o chá com leite. Esta lembrou nesse momento que tinha abandonado o leite com açúcar ao fogo, deixando esquentar durante muito tempo. Ao regressar, a criada encontrou uma substancia espessa e amarronzada. Seu sabor agradou Rosas e contam que compartilhou o doce com Lavalle enquanto discutiam os pontos do tratado, dando assim origem acidental ao doce de leite.
Apesar de ser uma história engraçada, não há nada que comprove sua veracidade. O que se sabe é que o doce de leite existe, e é muito saboreado e usado para recheios de doces em geral.
Desenvolvimento
MATERIAIS UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO
UTENSÍLIOS:
Tacho ou cuba de aço inoxidável.
Pá de aço inoxidável.
Coador de tela fina para leite.
Copos e formas de plástico.
Plástico e papéis ( contact ou impermeável).
Fogão industrial ou doméstico, com uma a quatro bocas.
Bandeja de aço inoxidável.
INGREDIENTES:
Leite
Açúcar
Bicarbonato de sódio
MODO DE PREPARO
Matéria-prima -