Doce de leite
51
- Meça o leite
- Filtre o leite
A filtragem do leite tem por objetivo eliminar impurezas que porventura tenham caído no leite. O filtro deverá ser de nylon, aço inoxidável ou outro material apropriado.
- Adicione o leite no tacho
- Pese o açúcar
Utilizar 20% de açúcar (200 gramas) para cada litro de leite.
- Misture o açúcar no leite
- Adicione o bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é utilizado para reduzir a acidez do leite e evitar a coagulação. Utiliza-se o equivalente a 0.5 % (5 gramas) de bicarbonato para cada litro de leite. O excesso de bicarbonato de sódio poderá resultar em um doce com coloração escura.
- Aqueça a mistura
A mistura deverá ser aquecida sob constante agitação até a concentração desejada (ponto). O tempo para o doce atingir o ponto, poderá variar de acordo com a quantidade de leite e a fonte de calor. Ao aquecer a mistura tomar o cuidado para não se queimar.
- Verifique o ponto
- Deixe cair uma gota de doce de leite em um recipiente com água. A determinação do ponto final do doce é importante, pois o produto não deve ficar nem muito fluído (líquido) nem muito concentrado. Se a gota de doce de leite chegar ao fundo do recipiente com água, sem se desmanchar o ponto foi atingido. Se não, continuar o processo de aquecimento, pois o ponto ainda não foi atingido.
- Retire o doce da fonte de calor
- Resfrie o doce
Ao atingir o ponto desejado de concentração, inicie o resfriamento sob constante agitação até atingir uma temperatura de 65º C. O uso do termômetro é importante para controlar a temperatura desejada.
- Envase o doce
Envase o doce ainda quente em recipientes apropriados. Nesse momento, deverão ser colocadas na etiqueta as informações sobre a data de fabricação, os ingredientes, a validade e o modo de conservação, dentre outras exigências. Os recipientes utilizados para envasar, devem ser resistentes e estar devidamente esterilizados. As embalagens para doce de leite devem ser apropriadas para