Doc1
* Administração de Estratégias de Recursos Humanos
* Administração da Transformação e Mudanças
* Administração da Infraestrutura da Empresa
* Administração da Contribuição dos Funcionários
O RH deve considerar o resultado a ser alcançado na definição de sua atuação. Nesta concepção, o RH teria papéis estabelecidos conforme a meta a ser cumprida, que Ulrich agregou em quatro metáforas:
*Parceiro Estratégico: o RH torna-se parceiro estratégico quando participa ativamente do processo de definição da estratégia empresarial e, com isso, desdobra e alinha suas estratégias e práticas empresariais às estratégias do negócio da empresa.
*Especialista Administrativo: a criação e manutenção de uma infraestrutura organizacional tem sido o papel tradicional de RH, ou seja, prover e administrar com eficiência processos de fluxo e gestão de pessoas na organização. Neste ponto, o RH deve buscar a melhoria contínua de seus processos e atividades visando melhorar sua eficiência administrativa.
*Defensor dos Funcionários: neste papel, o RH deve buscar constantemente melhorar a competência, desempenho e compromisso dos funcionários. Para tanto, RH deve criar e gerir atividades e mecanismos capazes de ouvir, responder e encontrar maneiras de atender as demandas variáveis das pessoas, dotando-as de recursos e meios para que possam realizar seu trabalho da forma requerida e com os resultados esperados.
*Agente de Mudança: o RH deve atuar na gestão da transformação e da mudança. A transformação implica em mudança cultural da organização e das pessoas. Nesta dimensão, o RH atua como catalisador das mudanças, identificando, implementando e conduzindo processos cruciais de mudança no interior das empresas.