Doc porto
SAÚDE E SEGURANÇA NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS NAS USINAS SUCROALCOOLEIRAS
UBERABA/2009
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO 03
JUSTIFICATIVA 04
SETORES ENVOLVIDOS 14
CLASSIFICAÇÃO DO PROJETO 15
PÚBLICO ALVO 15
DATAS 15
INVESTIMENTO 16
RETORNO 16
OBJETIVO 17
CRONOGRAMA 18
CONCLUSÃO 19
RELATÓRIO DE INSPEÇÃO DE SEGURANÇA EM CALDEIRA 21
REFERÊNCIAS 26
I. APRESENTAÇÃO
O trabalho em espaços confinados sempre existiu em vários tipos de empresa, porém, somente com a entrada em vigor da Norma Regulamentadora nº. 33 – NR 33, do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, essas atividades passaram a ser fiscalizadas com mais cautela.
Os espaços confinados são ambientes não projetados para a ocupação humana contínua, e neste trabalho serão apresentados os locais em que são encontrados, os tipos de serviços realizados e o que deve ser feito para proteger os trabalhadores envolvidos, prevenindo-os de acidentes e mortes.
Muitas empresas e principalmente as usinas sucroalcooleiras puderam confirmar com maior clareza, que grande parte de seus serviços são realizados nestes espaços e dessa forma, devem ser observados todos os procedimentos, equipamentos e principalmente a conscientização de todos os trabalhadores, empregadores, gerentes e diretores, especificando obrigações e responsabilidades de cada um dentro da empresa.
O trabalho apresentará de forma clara e precisa, os deveres e responsabilidades das empresas, trabalhadores e demais envolvidos, criando assim uma equipe de trabalho, para que haja um ambiente saudável, seguro, livre de doenças, acidentes e mortes, conforme os ditames da NR 33.
Os espaços confinados são locais extremamente perigosos; contém inúmeros riscos, tais como os de explosão, dentre outros,