normas da abnt
A estrutura segue os princípios de elaboração de trabalhos acadêmicos NBR
14.72 (2006). Distribui-se em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
1.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Chamam-se elementos pré-textuais aqueles que apresentam, de forma introdutória, dados relativos à instituição, autor e obra. Antecedem o corpo do trabalho propriamente dito, com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho. São eles: capa, lombada, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, agradecimento, epígrafe, resumo (língua vernácula), resumo (língua estrangeira) e sumário.
a) Capa (ver anexo A) - é a parte externa do trabalho, contendo informações indispensáveis à identificação, obedecendo a esta ordem: nome da instituição (maiúsculo e centralizado); curso (maiúsculo e centralizado); autor (maiúsculo e centralizado); título e, se houver, subtítulo (negrito, maiúsculo e centralizado); local (cidade e estado) da instituição onde deve ser apresentado
(maiúsculo e centralizado); ano de depósito (entrega).
b) Folha de rosto (ver anexo C) - apresenta elementos essenciais à identificação do trabalho e são usadas as duas faces.
No anverso: nome do autor (maiúsculo e centralizado); título do trabalho e, se houver, subtítulo (negrito, maiúsculo e centralizado); natureza, instituição e finalidade do trabalho (do centro da folha para a margem direita); nome completo do orientador e do co-orientador (se houver); local e ano de depósito (centralizado).
No verso: na parte inferior e centralizada a ficha catalográfica, cuja elaboração se dá por um(a) bibliotecário(a), conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente.
c) Folha de aprovação (ver anexo D) - deve conter o nome do autor, título do trabalho, subtítulo (se houver), finalidade do trabalho, natureza, nome da instituição, objetivo, o local e a data de aprovação, o nome dos membros que comporão a banca examinadora, bem como