Dobramento e Falhamento
&
FALHAMENTO
DOBRAS
As dobras são curvaturas causadas por esforços de Natureza ou por efeitos atectônicos.
Uma rocha antes de ser dobrada deve apresentar uma configuração planar. Para que se ocorra o dobramento de uma rocha um dos fatores limitantes é o tempo, sendo que a forca da ação mecânica sobre a rocha deve atuar demoradamente. Se a forca da ação mecânica for brusca ao invés de ocorrer o Dobramento teremos a ruptura desta rocha.
As dobras são constituídas pelas seguintes partes:
Flancos, Eixo, Plano axial, Crista e Plano da crista.
As dobras apresentam diferenças quanto a morfologia, sendo que podem ser:
Anticlinal, Sinclinal, Monoclinal, Assimétrica, Deitada.
Anticlinal: se a dobra apresentar eixo horizontal ou pouco inclinado pode-se dizer que a morfologia anticlinal é aquela onde os flancos de uma dobra se abrem para baixo, tendo por cima o eixo. Se a dobra apresentar eixo vertical ou ambos os eixos forem horizontais dás-se a definição de morfologia anticlinal quando as camadas mais antigas se encontram na parte interna.
Sinclinal: neste caso os flancos se abrem para cima, sendo que as camadas mais ressentes se encontram na parte interna.Isoclinal: neste caso os flancos de uma dobra mergulham numa mesma direção e mesmo ângulo.
Monoclinal: ocorre quando se dá apenas o encurvamento de uma parte.
Assimétrica: quando o ângulos de mergulho dos dois flancos são diferentes.
Deitada: os flancos se encontram um em cima do outro, como resultado da horizontalidade do plano axial.
FALHAS
São fraturas mediante as quais as rochas se deslocam, de forma que perdem a sua continuidade original. Existe um movimento relativo, em qualquer direção, dos blocos de rochas, ao longo do plano de falha (a superfície de fratura ao longo da qual teve lugar o movimento relativo).
O que caracteriza uma falha éa ocorrência de movimento diferencial entre os blocos.
Uma falha é o resultado de extensão, distensão ou