Agentes modeladores de relevo
Os agentes modeladores, também chamados de "escultores" do relevo, são forças que agiram no decorrer de milhões de anos, formando o relevo terrestre. Estes agentes podem ser endógenos ou internos, ou seja, processos estruturais que atuam de dentro para fora. Às vezes, ocorrem com muita força e rapidez, modificando o relevo. Estes processos acontecem em razão do movimento das placas tectônicas e dos fenômenos magmáticos, como o tectonismo, vulcanismo, os terremotos e abalos sísmicos ou podem ser agentes exógenos ou externos, que são aqueles que esculpem o relevo terrestre através de um processo de erosão, denominado de intemperismo. Este intemperismo pode ser químico (alteração da constituição da rocha), físico (desintegração) ou biológico (ação dos seres vivos).
Endógenos ou internos
Os agentes internos estão relacionados a todos os movimentos causados por alguma ação geológica, que tem sua gênese com alguma força interior da Terra. Um dos exemplos são as Falhas, ou Falhamentos, que causam deformações na superfície do nosso planeta. Os falhamentos com desenvolvimento vertical podem ser considerados como movimentos Epirogenéticos, pois existe a ascendência ou a subsidência da superfície terrestre. Dentro destes falhamentos, podemos ter soerguimentos, formando áreas mais altas como os Horsts e quando o terreno se abaixa por algum falhamento, chamamos de Graben.
Outro fator que pode modificar a superfície são movimentos Orogenéticos, ou seja, se desenvolvem por alguma pressão horizontal. Os relevos resultantes dessas forças laterais são chamados de relevos Dobrados (Dobramentos). As partes com a dobra com direção ao interior da terra são chamadas de anticlinais, e as pro céu, são as sinclinais.
Dependendo da atividade geológica, áreas com intensa atividade vulcânica podem trazer materiais magmáticos para a superfície terrestre, fazendo com que esta tenha novas características, depois de que estas rochas